quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Convite



Grito de Alerta da Tribuna Democrática!!!
Em defesa de Audiências Públicas
Metrô Freguesia, Brasilândia e Cachoeirinha



07 de Setembro

Concentração
Largo da Matriz Velha

Freguesia do Ó
Horário: 9h30
Estilo: Carreata Mob Flash


Programação
1° Grito - 10h30 -Brasilândia - imediações da Igreja Santo Antônio - Rua. Parapuã;
2° Grito - 11h30 - Cachoeirinha - Largo do Japonês;
3° Grito - 12h30 - Av Itaberaba - imediações do Sonda.

Encerramento
Previsão: 13h00

____________________________
Informações complementares

Objetivos do Grito de Alerta:
1.      Chamar a atenção da população para que fique atenta e vigilante ao tema do Metrô na região;
2.      Clamar às autoridades o direito a informações oficiais sobre ações políticas e governamentais;
3.      Sugerir à população que acompanhe mais de perto o assunto do metrô na região a fim de que esteja alerta para qualquer tentativa de desvio ou de prorrogação das intenções do governo do Estado, referente ao projeto do Metrô para a região.

Importante
Como estamos programando três atos seqüenciados, no estilo mob flash, precisamos contar com pessoas que tenham carro e que possam trazer ou oferecer carona para quem estiver no local da concentração sem transporte. Os trechos entre os três locais programados para os atos são relativamente próximos, mas não é recomendável cumpri-los à pé nesta atividade.
Por este motivo, estamos organizando uma lista especial para contemplar as pessoas que não tem carro e queiram participar do Grito de Alerta. Para realizar esse propósito com melhor qualidade é imprescindível o contato antecipado das pessoas interessadas.
O estilo Mob Flash é uma mobilização rápida, que cumpre um objetivo de registrar um alerta sobre uma determinada reivindicação social ou política, legítima, sendo recomendado que possa se dispersar rapidamente, evitando transtornos ao trânsito e à acessibilidade das pessoas.
Como ajudar e como participar?
Entre em contato com a Tribuna Democrática por e-mail (tribunanoroeste@gmail.com) e ajude na organização do Grito de Alerta. Sua opinião e a sua participação são muito importantes.

Pontos básicos argumentados nas Assembléias da Tribuna Democrática que motivam o Grito de Alerta
1. Falta definição do traçado final de implantação das linhas do Metrô na Região;
2. Falta agilização do cronograma com as etapas e calendário de obras;
3. Falta agilização da publicação do Decreto de Utilidade Pública para a construção das estações do Metrô na região;
4. Falta considerar as densidades previstas no Plano Diretor e pela Lei de Zoneamento;
5. Falta apontar no projeto de reconstrução da Ponte da Freguesia do Ó onde se dará a travessia do Metrô.
6. Há dúvidas quanto à nova proposta Lapa/Cachoerinha: será VLT ou Monotrilho?
7. Conclusão: O Governo do Estado precisa realizar Audiências Públicas referentes ao Metrô Freguesia, Brasilândia e Cachoeirinha, para esclarecer dúvidas e ouvir a população.
Nota: Provavelmente todas essas questões ou boa parte delas deverão constar do projeto Básico, Executivo e Funcional do Metrô Freguesia, Brasilândia e Cachoeirinha. Todavia, como a previsão publicada nos jornais da Cidade é de que no segundo semestre/2009 o projeto Funcional esteja pronto, as dúvidas da população poderiam e deveriam ser esclarecidas já, em Audiências Públicas. Entretanto, parece que o governo não vai fazer audiências públicas antes de concluir o projeto Funcional. Ora, se supostamente o governo já tem prontos os projeto Básico e Executivo, faltando apenas concluir o Projeto Funcional, qual a dificuldade de promover Audiências Públicas para esclarecer dúvidas e ouvir a população? A idéia da Tribuna é orientar a população para que exija que sejam realizadas imediatas Audiências Públicas sobre o tema do Metrô na região noroeste.
O que são Audiências Públicas?
Audiências Públicas são instrumentos legítimos e legais da democracia. Por meio delas, governo e população se reúnem fazendo valer a democracia representativa e participativa, conforme instrui a Carta Constitucional, onde afirma que "todo poder emana do povo..." Governos democráticos não resistem em ouvir a população. O que a população quer é tirar suas dúvidas e colaborar com o Governo do Estado e com a Prefeitura para implementar melhorias na qualidade de vida da população em geral. Através de modificações substanciais no transporte público e no sistema viário da região noroeste obter-se-á melhorias significativas para a economia local e para um desenvolvimento social sustentável.
Estrutura básica pensada para o dia
10 veículos de passeio
1 carro de som (pequeno)
3 bandeiras da Tribuna Democrática
1 Bandeira amarela simbolizando "Alerta"
50 apitos - (traga sua buzina, sua corneta ou seu apito e participe com entusiasmo).
Panfletos
2 kg de balas para distribuir às crianças e demais transeuntes;
100 bexigas amarela e verde (preferencialmente) ou só amarela para distribuir às crianças e transeuntes.
Obs: Se chover no horário previsto o Ato será automaticamente cancelado.

O que é a Tribuna Democrática?
A Tribuna Democrática é uma organização legítima da sociedade civil, que não tem personalidade jurídica por opção e pelo fato de se assentar na orientação constitucional, na qual prevê a garantia da participação popular como voz política no âmbito da democracia participativa. O foco da Tribuna são a política de Estado e as políticas públicas. Objetiva aglutinar a sociedade civil, as organizações do bem, entidades, ONGs e movimentos sociais em atividade na região, para que juntos, eventualmente, decidam estudar e debater políticas públicas, somar esforços, organizar planos coletivos e atos públicos não violentos em prol de ações governamentais estratégicas, visando a melhoraria sustentável da qualidade de vida das famílias residentes na região noroeste da Cidade de São Paulo.


Saiba mais:

Ficha técnica da Tribuna Democrática
Denominação: Tribuna Democrática de Opinião e Ação Política da Região Noroeste da Cidade de São Paulo;
Nome fantasia: Tribuna Democrática
Sigla: TD
Fundação: 19/05/2009
Endereço para Correspondência: Rua Itaquara, 155 - Itaberaba - Capital/São Paulo
Comissão Geral Executiva:
Titulares Dr. André de Souza Peixoto, Paulo César Ferreira de Oliveira, Valter Alcântara de Oliveira, João Ferreira Mota, José Ferreira de Magalhães.
Suplentes Cipriano Gomes Enoques Bispo, Anselmo Felix da Silva, Waldir dos Santos,Terezinha de Abreu.
Duração da atual gestão: De 19/05/2009 à 19/05/2010

Um comentário:

  1. Sem essa ação conjunta, integrada, não se conseguirá efetivar a chegada da linha à Freguesia do Ó, sujeita aos problemas orçamentários e aos interesses políticos sazonais. Parabéns pela mobilização!

    ResponderExcluir

Sua mensagem será lida e oportunamente respondida. Tribuna Democrática de Opinião Política

Your messagem will be read and in time answered.
Northwest Tribune