domingo, 30 de agosto de 2009

GRITO DE ALERTA DE SETEMBRO


Grito de Alerta da Tribuna!!! Em defesa de urgentes Audiências Públicas sobre o Metrô na Brasilândia, Cachoerinha e Freguesia
07 de Setembro


Local: a definir (em debate) Horário: entre 09h30 e 13h00 Entre em contato por e-mail e ajude na organização. Sua opinião e sua participação é muito importante para a melhoria da qualidade de vida das famílias da nossa região!!! _________________________________________________________________
Objetivo do panfleto: ser instrumento de comunicação do GRITO DE ALERTA DA TRIBUNA

Objetivo do Grito de Alerta: chamar a atenção da população, para que se envolva mais na defesa e na agilização do projeto funcional, a fim de evitar que o governo desvie ou prorrogue as intenções do metrô para a região no calendário prometido na imprensa.

Motivação do ato: O projeto funcional foi prometido para o segundo semestre/2009. Se o projeto funcional for o primeiro, como é que as obras irão ser iniciadas em 2010 sem os projetos básico e executivo? Ou então, se o projeto funcional for o último, o terceiro dessa ordem: projeto básico, projeto executivo e projeto funcional, por que não realiza audiências públicas para ouvir a população e dirrimir parte das suas dúvidas? Já estamos em setembro e não há sinais de conclusão dos mencionados projetos.

Do pedido (reivindicação da Tribuna Democrática): Queremos audiências públicas sobre o metrô na região para ouvir a população e tirar dúvidas.

Observação importante. O que são Audiências Públicas? Audiências Públicas são instrumentos da democracia. Por meio dela, governo e população se reunem fazendo valer a democracia participativa, conforme instrue a carta constitucional. Um governo de fato democrático não resiste em ouvir a população. A população quer tirar suas dúvidas e colaborar com o governador José Serra da melhor maneira possível, para levar adiante a melhoria da qualidade de vida das famílias da região, através da melhora no transporte público e no sistema viário da região noroeste

METRÔ FREGUESIA/BRASILÂNDIA/CACHOEIRINHA 

Tripé político da Tribuna Democrática sobre a questão do Metrô na região Noroeste na presente etapa situacional:
 I – A demora na conclusão dos projetos e do cronograma de implantação do Metrô na região;
II – A alteração do projeto de implantação do Metrô no eixo Cachoeirinha: será VLT ou Monotrilho?
III – A falta de audiências públicas para esclarecer dúvidas e ouvir a população.

PONTOS BÁSICOS ARGUMENTADOS NAS ASSEMBLÉIAS DA TRIBUNA DEMOCRÁTICA:
1. Falta definição do traçado final de implantação das linhas do Metrô na Região;
2. Falta agilização do cronograma com as etapas e calendário de obras;
3. Falta agilização da publicação do Decreto de Utilidade Pública para a construção das estações do Metrô na região;
4. Falta considerar as densidades previstas no Plano Diretor e pela Lei de Zoneamento;
5. Falta apontar no projeto de reconstrução da Ponte da Freguesia do Ó onde se dará a travessia do Metrô. 6. Há dúvidas quanto à nova proposta Lapa/Cachoerinha: será VLT ou Monotrilho?

Nota: Certamente todas essas questões ou boa parte delas deverão constar do projeto funcional. Mas essas dúvidas poderiam e deveriam serem exclarecidas em Audiências Públicas. Entretanto, parece que o governo não vai fazer audiências públicas antes de concluir o projeto. A idéia da Tribuna é estimular a população para exigir que sejam realizadas imediatas Audiências Públicas sobre o tema. A tática é fazer da cobrança por Audiências Públicas um instrumento capaz de forçar a agilização da conclusão do projeto funcional. Uma tese, a de setores do governo, diz que só será possível ouvir a população depois do projeto funcional concluído. Outra tese, a de setores da população, entende que a conclusão do projeto funcional vai impedir que a população apresente possíveis ajustes ou reajustes na redação final do projeto funcional. Para a Tribuna a orientação pode ser técnica, mas a decisão será política. A voz da Tribuna, a tese da Tribuna, tem que ser a tese popular, a voz popular. O Grito de Alerta da Tribuna sobre o Metrô na região tem que ser o grito em defesa de urgentes Audiências Públicas para exclarecer dúvidas e ouvir a população. O panfleto para o Grito de Alerta da Tribuna Democrática sobre o Metrô tem que botar foco no clamor pela realização de Audiências Públicas. Se o governo não tem nada a esconder, se não tem intenção de mudar de opinião sobre as promessas prometidas, não tem porque temer, prorrogar ou não aceitar realizar Audiências Públicas. O panfleto do Grito de Alerta da Tribuna tem que dizer: "Governador José Serra a população quer Audiências Públicas urgentes sobre o Metrô na Brasilândia, Na Cachoerinha e na Freguesia do Ó"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua mensagem será lida e oportunamente respondida. Tribuna Democrática de Opinião Política

Your messagem will be read and in time answered.
Northwest Tribune