terça-feira, 25 de agosto de 2009

ENTRE NOS TRILHOS DO METRÔ FREGUESIA/BRASILÂNDIA/CACHOEIRINHA

O Fórum Pró Metrô Freguesia /Brasilândia/ Cachoeirinha e a Tribuna Democrática de Opinião e Ação Política, considerando a luta desenvolvida há mais de 20 anos pelas Entidades, Movimentos Sociais e Políticos com atuação na Região Noroeste, e o compromisso assumido publicamente pelo Governador e o Prefeito de desenvolver o Projeto de Implantação da Linha 6 (laranja) do Metrô – Oratório / Freguesia / Brasilândia, a partir de um cronograma que previa a conclusão do Projeto Funcional no final de 2009, início das obras no final de 2010 e conclusão no ano de 2014, tendo em vista as notícias veiculadas pelos órgãos de imprensa de que houve alteração do Projeto de implantação dessa linha, no eixo Cachoeirinha e preocupados de que essa Bandeira de Luta tão importante para a solução dos problemas de transportes em nossa região não se converta exclusivamente em moeda eleitoral, solicitou uma audiência com técnicos da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, que ocorreu no dia 05 deste mês nas dependências da Câmara Municipal. Foi relatado nessa reunião, o que já havia sido divulgado pela imprensa, ou seja, de que realmente houve alteração do Projeto no eixo Cachoeirinha, em razão do resultado de pesquisa de origem/destino/demanda e que em função disso o Projeto que anteriormente previa uma bifurcação na linha Freguesia a partir da futura Estação João I, com um ramal para a Brasilândia e outro para a Cachoeirinha, foi alterado. Decidiu-se que a linha para a Cachoeirinha virá a partir do Bairro da Lapa e será implementada através do VLT –Veículo Leve sobre Trilhos, a exemplo do que está sendo feito no final da Linha 2 do Metrô, do Oratório à Cidade Tiradentes, e que teria uma extensão de 8,5 kilometros e meio e uma capacidade de atendimento de 250.000 passageiros/dia. Nessa linha estão previstas 10 estações, a saber: Lapa, Ermano Marcheti, Santa Marina, Nossa Senhora do Ó, Vila Carbone, Jardim Primavera, Vila Espanhola, Terminal Cachoeirinha, Vila Dionísia e Cachoeirinha / Vila Amália. Com relação à linha para a Brasilândia não houve mudança no projeto, ele será executado na forma de Metrô Subterrâneo, com um total de 15 estações, a saber: Brasilândia, Morro Grande, Guaimim, João Paulo I, Freguesia, Santa Marina, Água Branca, Turiaçú, Puc/Perdizes, Faap/Pacaembú, Angélica, Higienópolis/Mackenzie, Bela Vista, e Treze de Maio até a Estação São Joaquim, com uma previsão de atendimento inicial de 750.000 passageiros/dia. Com relação ao cronograma não houve alteração, sendo que as etapas dos Projetos Básico, Executivo e Funcional estão em andamento com previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2010 e início das obras no segundo semestre de 2010, com conclusão prevista para o segundo semestre de 2013.

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