sexta-feira, 9 de julho de 2010

REVISTA FERROVIÁRIA ENTREVISTA A PROFª HELENA WERNECK

Professora Helena Werneck
Como te falei por telefone, sou repórter da revista ferroviária e estamos com uma pauta para falar sobre a descentralização de SP. A intenção da minha matéria é dar uma visão de futuro de maneiras para desafogar a cidade de SP, focando um pouco na questão ferroviária também como solução.


Quais seriam as soluções para desafogar a cidade de São Paulo?
Qualquer solução para a cidade e São Paulo passa, obrigatoriamente, por um processo de descentralização. A descentralização do emprego e do consumo, além da máquina administrativa são elementos a serem tratados neste processo.

A criação de ramais ferroviários é uma solução adequada, e se sim, como seria?
A criação de ramais ferroviários é uma solução sim. Inclusive faz parte da nossa história urbana, representada pelo samba de Adoniram Barbosa - Trem das Onze - e pelo Cemitério da zona leste - Quarta Parada. A característica urbana do trem em percursos de superfície já está consagrada, faltando, somente, a sua expanção para áreas mais distantes possibilitando a formação de bairros residenciais mais afastados.

Existe algum projeto? Em caso positivo, qual a proposta?
Na verdade não faltam projetos, falta, sim, um pensamento unificador das diversas modalidades de transporte público e sua integração. Na década de 70 criou-se a autoridade metropolitana, que após o processo de redemocratização em 1988, caiu em decadência até o ponto de não ser mais distinguida como instância administrativa. Em resumo: falta planejamento e integração nas políticas públicas.

Você acredita que daria certo na cidade de São Paulo adotar medidas como são feitas em Londres, por exemplo, (cobrar pedágios dentro da cidade para que as pessoas utilizem mais o transporte público e circulem menos de carro)?
Como urbanista, sou contra o processo de pedagiamento dos centros urbanos. Acredito que ainda falta queimar etapas nos investimentos no transporte público antes de se iniciar a opção pela restrição pura e simples.

Na sua opinião, como será a cidade de São Paulo daqui uns 10 anos se nenhuma medida for tomada?
Uma visão piorada do que já temos - mais do mesmo: execesso de carros, incapacidade da malha viária de receber os novos carros que entram em circulação diariamente, super lotação das - poucas - linhas de transporte público, com uma população estressada, infeliz, bairros esvaziados e centros superlotados.

Você pode falar um pouco mais sobre o fundamento histórico da cidade de São Paulo com as ferrovias?
São Paulo teve um início maravilhoso de desenvolvimento urbano baseado nos trilhos. Não faltam cidades ferroviárias históricas, tais como Parnapiacaba, para nos lembrar que, depois do transporte fluvial - imprescindível no começo da ocupação do Estado de São Paulo - foi sob os trilhos das estradas de ferro que o restante do estado foi ocupado. é importante destacar que o Brasil e o Estado de São Paulo é o exemplo único onde as denominações regionais incorporam o nome dos ramais ferroviários: alta Araraquarence. Alta Paulista, sorocaba, Mogiana, entre outras.

Caso queira acrescentar algo importante, mas que não cabem dentro de nenhuma das respostas, será ótimo! Qualquer informação será bem aproveitada!
Para terminar eu diria que todas as modalidades de transporte são importantes hoje, mas com história como a ferroviária, não existe nenhuma!

Helena Werneck é arquiteta e urbanista pela UNISANTOS, mestre em planejamento metropolitano pela Universidade de Roma. Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo das Universidades de Guarulhos e do Grande ABC. Professora de Sociologia urbana e de História e teoria da arquitetura.
_____________________________________________________________



A Tribuna Democrática de Opinião Política da Região Noroeste agradece a professora Helena Werneck pelo envio da entrevista e pela autorização para publicação gratuíta no blog da Tribuna Democrática. As reflexões contidas nesta mensagem serão encaminhadas para o Grupo de Trabalho da Comissão de Transportes e Infra-Estrutura Urbana da Tribuna, que foi designada a receber sugestões, sistematizar dados e propor uma minuta à Coordenação Executiva para a Carta da Tribuna Democrática: um olhar da sociedade civil sobre a região noroeste da Cidade de São Paulo.

Postado por

Paulo César de Oliveira
COORDENAÇÃO EXECUTIVA

________________________________
TRIBUNA DEMOCRÁTICA DE OPINIÃO POLÍTICA DA REGIÃO NOROESTE DA CAPITAL/SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua mensagem será lida e oportunamente respondida. Tribuna Democrática de Opinião Política

Your messagem will be read and in time answered.
Northwest Tribune