domingo, 7 de junho de 2009
Metrô Freguesia/Brasilândia/Cachoerinha: Promessa e Confusão
Pessoal, recebemos no e-mail da Tribuna, uma notícia, que abaixo transcrevemos para vcs, apontando que a questão do Metrô/Freguesia encontra-se num enrosco governamental. Vira e meche eles mudam de plano... O assunto já tá caindo num disse-me-disse que alimenta desconfiança e nos deixa preocupados. Precisamos ficar alertas para não sermos enganados com um Metrô virtual, como aconteceu com a promessa eleitoral do "Fura-Fila" do Pitta/Maluf. O Fura-Fila a gente só viu na TV. Será que sobre o Metrô Freguesia isso também poderá acontecer? Não nos esqueçamos que maquetes virtuais não podem mais ser usadas em programas eleitorais, mas fora das eleições essa propagandas são livres. Aí é que talvez, como diz o dito popular, a coisa pode pagar. Por enquanto, a telinha aceita tudo e nossos ouvidos, até certo ponto, também.
A população da nossa região não pode deixar isso acontecer. O Fórum Pró-Metrô deve estar atento e para isso poderá e deverá construir uma agenda de vigilância, de alerta e de denúncia se perceber desvios de intenções. O Fórum não deve se inclinar ao discurso do governo. O discurso do Fórum deve ser o discurso da Sociedade Civil. É preciso ficar vigilantes e exigir protocolo de compromisso com o governo do Estado, pois corre-se o risco dessa história repetir-se como farsa.
O Metrô é bom para o desenvolvimento da nossa região e é também bom para os projetos eleitorais do governo Serra e do PSDB, questões em que não temos desacordo, pois nós queremos o METRÔ, não importa qual seja a gestão executora. Essa tem que ser a nossa exigência: o Metrô faz parte de uma luta histórica na nossa região e é imprescindível para o desenvolvimento econômico e social da região noroeste paulistana. Isso é o que importa, ponto.
Nosso grito de alerta se motiva porque “continua a confusão do Governo em relação a nova linha do metrô para a região da Freguesia do O, Cachoeirinha e Brasilandia.
A nova noticia sobre alterações a um projeto de uma nova linha aumenta a confusão a respeito.
É fácil entender uma linha ligando a Brasilandia ou a cachoeirinha cortando a linha atual na barra funda, ou numa nova estação na altura da praça Cornélia e atual estação de trem próxima, e seguindo ou procurando atender ao transito caótico da av. Faria Lima até a estação conceição do metro, faria sentido.
Mas a confusão começou quando falaram que na verdade esta nova linha também convergiria para o centro até a estação são Joaquim... Oras bolas já têm interligação na sé, agora na república e luz, quando nem seria necessário convergir para o centro se a linha já cortaria uma outra na zona oeste.
Na realidade atualmente existe um gargalo nestas regiões dos bairros da freguesia do o, cachoeirinha e Brasilandia em todos os sentidos, tanto por falta de amplas avenidas escoando o transito, falta de metro e pior ainda sequer conta com boas linhas de ônibus, porque vivem lotados, atrazam, e os problemas são inúmeros, nas ligações dos bairros com a estação do metro Barra Funda.
Algo precisa ser feito urgente para melhorar toda esta região entre o lado noroeste da zona norte e também da zona oeste.
E esta futura linha passaria pela av. Inajar de Souza ou Edgar Facco ?
Mesmo que a linha não prossiga até a estação conceição ou mesmo são Joaquim devido aos custos ao menos ela precisa acontecer neste trecho interligando estes bairros periféricos a estação Barrra funda ou lapa ou uma outra entre as duas.
Esta região periférica precisa urgente de investimentos na melhoria porque caso contrário ainda poderá gerar enormes problemas futuros devido aos bolsões de exclusão social e ocorrem assaltos inclusive nos ônibus destas linhas.
Trata-se de regiões pouco assistidas pelo Estado quanto a infraestrutura em geral.
O mais incrível é que estamos ouvindo desde 1995 que finalmente esticariam a linha de metro da barra funda até a lapa que seria ainda mais fácil porque já existe tudo no jeito porque tem a linha do trem e espaço no jeito, do mesmo modo que chegou do centro até a barra funda e, no entanto até agora nada aconteceu, e o metro já poderia estar chegando a vila Leopoldina interligando com a atual linha da marginal pinheiros, seguindo até Osasco e ainda poderia também interligar a partir da lapa pela atual linha de trem para Pirituba e outros bairros da zona oeste.
Agora ouvi falar que transformaram esta linha de trem da marginal pinheiros em metro trem, algo assim, mas sequer entendemos porque ao invés dela vir diretamente até a vila Leopoldina e interligar com a linha que vem para o metro barra funda, primeiro vai para Osasco obrigando a uma baldeação e retorno novamente para são Paulo...
Parecem que gostam de complicar.
E além do mais quem é deficiente continua tendo problemas nas estações de trem todas e mesmo nestas da marginal pinheiros com enormes escadas para subir e descer.
Esta linha interligando os bairros da zona norte como cachoeirinha, freguesia do o e Brasilandia poderia também além de cortar a atual linha de metro na barra funda ou entre esta estação e a da lapa, na altura da praça Cornelia, poderia estender-se até o metro vila madalena interligando as duas linhas na ponta ao invés de todas jogarem todos no centro da cidade.
A lógica para melhorar o transporte da capital certamente passa por completar a malha de metro amplamente em são Paulo e grande São Paulo.
E isto passaria além das linhas atuais todas esticar linhas de metro até o abc, Osasco, Guarulhos e aeroporto, Mogi e Suzano, Itapecerica e Embu, esta região da zona sul envolvendo o aeroporto até a represa Biblings , outra linha até a região de santo amaro, ainda outra realmente até perus ou Jundiaí, ainda outra até Mairiporã e Atibaia, e além destas todas uma outra interligando todas estas contornando todo o anel do centro expandido que são as marginais tiete e pinheiros, a av. bandeirantes, a Tancredo neves e Anhaia de melo e sara Maluf.
E o governo pode conseguir investimentos para estas linhas bastando conceder os espaços das estações para grupos construírem shopings e espaços comerciais, além de estacionamentos.
Governo transforma trecho da futura linha 6 em metrô leve
Secretaria desiste de bifurcação na Freguesia do Ó e inclui nova linha, desta vez de superfície, com trens e custos menores; é a segunda alteração no projeto”
RICARDO SANGIOVANNI
JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
DA REPORTAGEM LOCAL
Pela segunda vez em menos de um ano e meio, o governo de São Paulo alterou o projeto da linha 6-laranja do metrô, que pretende ligar o centro à zona norte da cidade passando por parte da região oeste e pela Freguesia do Ó.
O Estado desistiu de fazer uma bifurcação a partir da futura estação Freguesia do Ó. Anunciada em dezembro, ela dava à linha um formato em "Y" (inédito na cidade) e levava o metrô a dois bairros periféricos: Brasilândia e Vila Nova Cachoeirinha.
Agora, a linha 6-laranja, de fato, irá da Brasilândia até a estação São Joaquim da linha 1-azul, na região central. A "perna" do "Y" que seguiria em direção à Vila Nova Cachoeirinha foi transformada em uma nova linha, a 16-prata.
Ela será um metrô leve (de superfície, com trens menores e de construção mais barata) e irá até a estação Lapa da linha 7-rubi (Jundiaí-Luz) da CPTM, cruzando a futura linha 6.
O trajeto da linha 16-prata é semelhante ao proposto pela ex-prefeita Marta Suplicy (PT) nas eleições do ano passado -que foi criticado pela gestão José Serra (PSDB). O governo não comentou esse assunto.
O cronograma de construção da linha 6 foi mantido: início das obras no último trimestre de 2010, com conclusão no primeiro semestre de 2013. O custo, antes estimado em R$ 2 bilhões, não foi atualizado.
Já a linha 16-prata, cuja primeira versão do projeto deve sair até o final deste ano, ainda não tem custo estimado nem prazo para sair do papel.
Segundo especialistas, a opção pelo metrô leve pode reduzir pela metade o investimento necessário para o subterrâneo, cujo preço por quilômetro vai de US$ 60 milhões a US$ 100 milhões. Por outro lado, a depender do trajeto, pode implicar mais desapropriações.
Um recurso é a construção de vias elevadas (como no Fura-Fila), que podem ter impacto negativo na paisagem se usadas em excesso, dizem urbanistas.
VAI E VEM
O projeto da linha 6 foi lançado por Serra e pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM) em evento em março do ano passado -pouco após o trânsito da cidade ter batido seguidos recordes de congestionamentos.
Originalmente, ela ia da Freguesia do Ó a São Joaquim. Em dezembro, em novo evento, Serra e Kassab anunciaram o "Y" que expandiria a linha.
Ontem, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos negou que os anúncios anteriores tenham sido precipitados.
Segundo a pasta, a nova alteração foi definida após técnicos avaliarem que a demanda de passageiros até Vila Nova Cachoeirinha não justifica a opção por metrô subterrâneo.
Optou-se, então, pelo metrô leve, que, mesmo tendo metade da capacidade do tradicional, será suficiente para atender a região. A pasta não quantificou a demanda de passageiro projetada para cada uma das linhas."
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