sábado, 24 de outubro de 2009

Assembléia da Tribuna Democrática em Perus

Definido Local para a realização da 4ª Assembléia da Tribuna Democrática.

Região: Perus/Anhanguera
Local: Colégio Ana Tavares (Conhecida como escola Vovó Aninha).
Endereço: Rua João José de Godoi, n° 06 - Bairro de Perus
Data: 31/Outubro/2009 - Sábado
Horário: Das 10h00 às 13h00
Pauta: Expor as propostas de Políticas Públicas para a região de Perus que foram levantadas na Audiência Pública do Plano Diretor Estratégico da região.
Objetivo: pensar como acompanhar a inclusão das propostas no Relatório Final da Comissão de Política Urbana, que será apresentada na Assembléia Devolutiva do Plano Diretor Estratégico, para a Região Noroeste.
Entrada: Aberta ao público em geral e Livre para a participação com voz e voto.
Participem!


Como chegar ao local? Pela Rodovia dos Bandeirantes (sentido bairro).
Chegando no trevo de Perus, entrar à direita.
Descer a Rua Dr. Silvio de Campos (até o fim).
Atravessar o viaduto Ulisses Guimarães.
Entrar na Rua Fiorelli Picicaco.
Na segunda travessa à direita encontra-se a Rua João José de Godoy.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Plenária de Outubro/09 da Tribuna Democrática continua indefinida

A plenária de Outubro/09 da Tribuna Democrática permanesce indefinida porque ainda não foi possível conseguir um local para realizá-la em Perus. Os contatos estão avançando e temos esperanças de manter está meta até o final deste mês. Já a Assembleía de Novembro/09 está definida que irá acontecer na Casa Verde, em parceria com a Câmara dos Logistas da Casa Verde. Estamos apenas aguardando a definição de local. A pauta prevista para novembro é o Orçamento Público e o impácto na região noroeste. Assim que forem definidos os endereços, publicaremos neste blog.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Orçamento Público Municipal 2010: Qual impácto na região Noroeste?

Indicação de Pauta para a Assembléia de Novembro/2009

Atenção! Para a Assembléia de Novembro da Tribuna o tema a ser abordado será o Orçamento Público Municipal 2010 e o seu impácto nas subprefeituras Casa Verde/Cachoeirinha, Freguesia/Brasilândia,Pirituba/Jaraguá, e Perus/Anhanguera. Para o recorte principal sugerimos o montante designado para o Transporte público de passageiros, a melhoria do Sistema Viário e a Política Climática. Mas também serão necessários reflexões sobre os montantes para a Educação, a Saúde, Assistencia Social, Esporte e Cultura.

A idéia a analisar é comparar com a peça de 2009 o que muda, como muda e o que fazer em realção à previsão para 2010. Feito isso, teremos como acompanhar a realização ou o desvio das intenções governamentais para o ano eleitoral de 2010.

Por isso consideramos de extrema importância o debruçamento sobre O Orçamento Público Municipal para 2010, razão pela qual consideramos ser o tema relevante para a última assembléia da Tribuna Democrática em 2009, a realizar, preferencialmente, no primeiro sábado de novembro próximo.

Contamos com a colaboração, a sugestão e a participação de todos que puderem.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Dúvidas sobre a linha 16 - Prata do Metrô permanescem sem respostas oficiais

A questão do Metrô Linha-16 Prata (Lapa/VNCachoeirinha) ainda deixa muitas dúvidas. Para uma maior reflexão sobre esse assunto tão importante, destacamos as seguintes perguntas da população:

1) Há previsão de desapropriação na extensão da av. Inajar de Souza para a implantação de empreendimentos do Metrô?

2) Haverá necessidade de desapropriação para a construção dos pilares, ou, para a estruturação dos trilhos?

3) Onde ocorrerá a fundação dos pilares? Já há estudo específico considerando a existência de galerias do rio?

4) Qual o local previsto para pátio e plataforma?

5) Serão diminuídas as faixas da av. Inajar de Souza? Os carros passarão muito perto das colunas/pilares, isso trará alguma ameaça?

6) É fato que para a definição de escolha do sistema de transporte a ser implantado: subterrâneo, monotrilho ou veículo leve sobre trilho, respeita a relação custo e demanda (o número de passageiros a serem transportados)? Qual a quantidade de passageiros projetada para essa região?

7) Foi elaborado estudos prevendo a necessidade de evacuação de passageiros em caso de acidentes, ou de pane? Como seria resolvido esse problema garantindo a integridade física dos usuários?

8) Os passageiros necessitarão atravessar a via de tráfego veicular para acessar as estações?

9) Já foi elaborado o EIA/RIMA – Estudo de impacto ambiental e relatório de impacto ambiental? Em caso positivo, onde a comunidade pode consultar?

Vejam que essas perguntas não são de uma pessoa, mas de centenas de pessoas, que ainda não foram ouvidas e nem tiveram suas dúvidas esclarecidas pela Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo.

Sugerimos à população em geral, e às associações, entidades, movimentos sociais, comerciantes, profissionais liberais e moradores da região que mandem e-mail para a Secretaria de Transportes Metropolitanos, fale@stm.sp.gov.br solicitando a realização urgente de AUDIÊNCIAS PÚBLICAS para esclarecer essas e outras dúvidas da população.

Ou escreva para a SECRETARIA DE TRANSPORTES METROPOLITANOS DE SÃO PAULO.
RUA BOA VISTA, 175 - CENTRO
TEL. 3291-7800
 
Nota: Contribua com a Tribuna Democrática, sugerindo outras perguntas e elaborando outras dúvidas sobre a Linha 16 Prata do Metrô. Mande suas perguntas para o e-mail: tribunanoroeste@gmail.com

Tribuna reitera Pedido de Reunião com Técnicos da Secretaria de Transportes Metropolitanos

Carta de Reiteração de pedido de Audiência com Técnicos da Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo.

PROTOCOLO SMT 30/SET/2009 14:54 005859

Transcrição do conteúdo:

Excelentíssimo Senhor
José Luiz Portela
M.D. Secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo.
Nesta

Senhor Secretário,

A Tribuna Democrática de Opinião e Ação Política da Região Noroeste da Cidade de São Paulo, através do seu representante abaixo assinado, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência, solicitar resposta de Ofício protocolado em 18 de agosto de 2009.

Naquela oportunidade solicitamos audiência com técnicos dessa Secretaria, afim de obter informações a respeito de possível alteração no eixo Cachoeirinha do Projeto inicial de implantação da Linha 6 (Laranja) do Metrô Freguesia/Brasilândia/Cachoeirinha.

Sem mais despedimo-nos no aguardo de resposta da audiência solicitada a apresentamos os protestos de estima e consideração.

Atenciosamente

Paulo César Ferreira de Oliveira
Coordenação Geral Executiva

Secretaria de Transportes Metropolitanos não atende representação popular

Carta de Pedido de Audiência com Técnicos da Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo.

PROTOCOLO STM 18/AGO/2009 14:48 005366
Obs: Protocolo sem resposta até a presente data.

Transcrição do conteúdo:
Excelentíssimo Senhor
José Luiz Portela
M.D. Secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo
Nesta

Senhor Secretário

A Tribuna Democrática de Opinião e Ação Política da Região Noroeste da Cidade de São Paulo, através do seu representante abaixo assinado, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência, solicitar audiência com técnicos dessa Secretaria, afim de obter em caráter oficial, informações a respeito de notícias veiculadas pelos órgãos de imprensa, de que houve alteração no eixo Cachoeirinha do Projeto inicial de implantação da Linha 6 (Laranja) do Metrô Freguesia/Brasilândia/Cachoeirinha.

Sem mais despedimo-nos, no aguardo dessa audiência que será meuito elucidativa da manutenção ou alteração do cronograma que previa a conclusão do Projeto Funcional no final de 2009, início das obras no final de 2010 e a conclusão no ano de 2014.

Atenciosamente

Paulo César Ferreira de Oliveira
Coordenação Geral Executiva

Tribuna Democrática protocola pedido de Audiências Públicas sobre o Metrô na Região

Carta de Solicitação de Audiência Pública sobre as Linhas 6- Laranja e 16- Prata do Metrô.
Protoco STM 30/SET/2009 14:54 005860


São Paulo, 29 de setembro de 2009

Excelentíssimo Senhor
José Luiz Portela
M.D. Secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo.
Nesta

Senhor Secretário:

A Tribuna Democrática de Opinião e Ação Política da Região Noroeste da Cidade de São Paulo, através do seu representante abaixo assinado, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência, a propósito de atividade realizada no dia 07 do corrente, quando o fórum de entidades que participam da Tribuna Democrática, realizaram o "Grito de Alerta", solicitar o que segue abaixo:

Considerando a luta desenvolvida há mais de 20 anos pelas Entidades e Movimentos Sociais, com atuação na Região Noroeste pela implantação do Metrô Freguesia/Brasilândia/Cachoeirinha e o compromisso assumido pelo Governador de implantação da linha a partir de um cronograma que previa a conclusão do Projeto Funcional de 2009;

Considerando que ainda não estão claras as definições quanto ao traçado de implantação das linhas do Metrô na região;

Considerando a necessidade de agilização do cronograma com as etapas e calendário das obras;

Considerando que já houve alteração no projeto de implantação do Metrô no eixo Cachoeirinha;

Solicitamos a realização de Audiências Públicas para esclarecer estas e outras dúvidas.

Sem mais despedimo-nos, no aguardo de resposta em até 30 dias a contar a data do recebimento deste.

Atenciosamente.

Paulo César Ferreira de Oliveira
Coordenação Geral Executiva

A Assembléia de Outubro/2009 aguarda definição de local em Perus

A Assembléia de Outubro da Tribuna deverá acontecer no Sábado, dia 17/10/2009. Ainda não foi definido o Local que estamos no aguardo de resolver ainda nesta semana.

Informes:
Dia 30/09/2009 a Tribuna protocolou na Secretaria Estadual de Transportes uma Solicitação para que sejam realizadas Audiências Públicas sobre as Linhas 6 Laranja e 16 Prata do Metrô, para esclarecer dúvidas e ouvir a população.

Na Assembléia de Novembro da Tribuna o tema a ser abordado será o Orçamento Público Municipal e o seu impácto nas quatro subprefeituras da região.